CRIMPAGEM

Modo correto de crimpar um cabo


A grimpagem tem um papel muito importante e deve ser bastante considerada no planejamento de tempo de execução da rede. O alicate de grimpagem deve estar em ordem e a pessoa que for executar a grimpagem deve ter habilidade suficiente para evitar ao máximo as perdas com grimpagens erradas, pares soltos, entre outros. Boa parte do tempo da montagem da rede pode ir embora nesta fase.

Devemos seguir os seguintes procedimentos: 

1) Desencapar a capa externa do cabo cerca de 20 mm (pode-se utilizar um alicate comum para isso, ou um canivete ou ainda um cortador especial).

2) Destorcer os pares expostos e posicionar os condutores, conforme uma ordem que pode ser de dois tipos.

3) Cortar as pontas dos condutores expostos de forma que os condutores fiquem paralelos entre si.

4) Inserir o cabo no conector com a trava voltada para baixo.Certificar que os condutores estão nas posições corretas e totalmente inseridos no conector nas respectivas cavidades. A capa externa do cabo Multi-Lan deve ser inserida até a entrada dos condutores nas cavidades dos contatos.




5)Inserir o conector no alicate apropriado para grimpagem mantendo-o devidamente posicionado. 

obs: O conector pode ser grimpado somente uma vez, não permitindo uma segunda tentativa. Após a grimpagem, certifique se os condutores estão bem grimpados e a capa do cabo esteja presa firmemente.


Ferramentas usadas para crimpar

- Alicate de Crimpagem.

- Conectores RJ45 (um para cada ponta do cabo) 


Cabo de Rede (também chamado de Cabo de Par Trançado ou Cabo UTP  – falando de modo técnico, o modelo mais utilizado é o UTP CAT 5).


Modelos Padrões de  Crimpagem

Padronização EIA/TIA 568A: Conhecida como "seqüência de grimpagem de normal". Utilizada paraconexão de um microcomputador a um HUB ou SWITCH.




Padronização EIA/TIA-568B: Também conhecida como "seqüência de grimpagem de cross-over", onde uma das pontas está grimpada com a categoria A e a outra com a categoria B. Normalmente utilizada para conexão de duas estações sem o emprego de um HUB ou SWITCH. Alguns hubs e switches utilizam cascateamento via cabo cross-over.



0 comentários:

Postar um comentário